Quem acompanha o marketing digital de perto sabe que, nessa área, as mudanças acontecem num piscar de olhos. É por isso que a gente, na The Wedge, está sempre atento às tendências do mercado, inovações e melhores práticas para o crescimento online tanto para nossos clientes quanto para nós mesmos. No dia 8 de maio, alguns integrantes do nosso time foram conferir de pertinho as novidades no Cresça com o Google, um treinamento superdidático sobre os principais pontos do marketing digital!

O evento aconteceu na FIERGS e reuniu cerca de três mil pessoas para falar sobre os principais conceitos para quem deseja crescer e aparecer nos meios digitais. E deu pra conhecer muita coisa! Ferramentas, dados incríveis e algumas das melhores estratégias para desenvolver sua marca foram mostrados ao longo da noite.

Quer saber o que a gente aprendeu? Bora lá!

O funil de vendas é a realidade

Se você já leu um pouco sobre marketing, deve ter se deparado com o tal do funil de vendas. Mas o que ele é, exatamente? Em uma rápida explicação, ele é mais ou menos o seguinte:

É esse esquema que baseia toda a trajetória de uma estratégia de marketing digital, que tem como objetivo transformar os visitantes, que estão no topo do funil, em clientes, nosso fundo de funil. O mais legal de tudo? A estratégia é recomendada e utilizada pelo próprio Google.

A partir disso, existem alguns passos para quem está começando a criar uma presença virtual:

Primeiro, você precisa estar lá: crie seu website, seu blog e uma base de e-mails de clientes que já conhecem você. Antes de tentar conquistar o mundo, você precisa pensar na sua bolha. Como está sendo nutrindo quem já está por dentro do seu negócio? Não querendo puxar a brasa para o meu assado, mas, para isso, o Inbound Marketing é essencial! Produza conteúdo, engaje quem já sabe quem você é e faça de tudo para manter o interesse desse público.

Depois, você precisa estar nas pesquisas: aí é que entram as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) e SEM (Search Engine Marketing). Você já tem o seu site, mas precisa que eles apareçam nas pesquisas de quem, através dos mecanismos de pesquisa, procura pelo que você oferece. É a hora de investir em boas práticas para posicionamento orgânico e nos anúncios do Google Adwords.

Para crescer ainda mais: quer impactar mais pessoas!? Investir em Mídia Display (banners, vídeos e rich media) é a recomendação dos especialistas em marketing digital do Google. Assim, você pode direcionar seus anúncios a segmentações específicas, por localização, interesses e hábitos de navegação, de acordo com o que você sabe sobre o seu público-alvo ou seja, suas personas.

Para expandir o alcance e fidelizar: neste quarto passo entram as redes sociais! Nelas, você pode receber feedback, contar novidades, divulgar seus produtos e ganhar a visibilidade de MUITA gente.

Tentativa e erro

Uma das principais lições do Google na noite foi: marketing digital não tem uma receita pronta! Afinal, estamos lidando com pessoas, e não existe um ciência exata que explique gostos e preferências. O que funciona para um não necessariamente vai funcionar para o outro, e é por isso que precisamos trabalhar com tentativa e erro. Paciência, Pequeno Gafanhoto, é a chave do negócio! Uma estratégia digital sólida pode levar tempo, e precisamos sempre ser realistas.

O que fazer para não se frustrar? Setar objetivos realistas a curto, médio e longo prazo. Todo mundo que está na internet quer bombar, mas é de pouco em pouco que chegamos mais longe. Quer ganhar público? Ter uma boa métrica de ROI (Retorno Sobre Investimento)? Defina metas alcançáveis!

Google Primer

Essa dica é da autora que vos fala: baixe o Google Primer. O aplicativo, desenvolvido pelo Google, é uma das formas mais didáticas que encontrei nos últimos tempos para aprender mais sobre marketing digital. Você seleciona os seus principais interesses (vendas, experiência do usuário, marketing de conteúdo, mídias sociais e diversos outros assuntos que estão disponíveis) e completa pequenas lições. O mais legal é que você pode fazer em qualquer lugar: no ônibus pra faculdade, no consultório do dentista, no meio de uma conversa chata… É uma ótima maneira de começar a entrar nesse mundo cheio de mazelas que é o digital!

Esses foram alguns dos assuntos que mais chamaram a minha atenção no evento! O Cresça com o Google acontece gratuitamente em várias cidades brasileiras, basta ficar de olho na agenda e se programar para participar. Vale muito a pena aprender mais sobre esse tema. Afinal, o futuro da comunicação já chegou e nós estamos adorando participar dessa revolução!

Por Thais Montin