Pense no que viria à sua mente se pedíssemos para você pensar em marcas fortes, de identidade visual notável, eficiente. Faça esse exercício agora. Que imagens aparecem?

Defina mentalmente uma ou duas identidades visuais com essas características. Feito isso, vamos entender: será que as emoções despertadas por elas influenciaram a sua escolha? Sim! Toda identidade visual é capaz de provocar uma sensação.

Algumas características são imediatamente associadas a determinadas marcas porque esses atributos atraem pessoas que assimilam a mensagem que reflete o que elas são e têm — ou o que desejam ser e ter.

Identidade visual a favor da marca

A identidade é o universo gráfico de uma empresa — muitas vezes o primeiro contato que as pessoas têm com ela. A marca engloba todos os seus aspectos, do nome aos seus norteadores estratégicos (missão, visão, valores), posicionamento, propósito, etc. Mas a identidade visual acaba sendo, literalmente, o cartão de visitas de uma marca.

Quem é a sua marca?

A personalidade de uma organização está em muitas coisas: no discurso, no tom de voz, no nome, no conteúdo que ela produz. Mas qual é o primeiro contato que o público tem com uma marca? A comunicação visual! Ou seja, ela é extremamente necessária, poderosa e estratégica.

Esse é um ponto importante que explica como a comunicação feita por meio do design pode salvar ou acabar com a reputação e a performance de uma empresa. Todos nós, enquanto consumidores, associamos imediatamente uma identidade visual a sentimentos, sensações, desejos.

O que você deseja que a sua marca fale a partir das cores, formas e letras? Marcas que tornam-se referência em suas áreas nem sempre são as melhores. Às vezes, as marcas mais desejadas e procuradas são aquelas que conseguem melhor chamar a atenção. As que acendem um desejo, cativam. Essas razões tornam a identidade visual uma peça-chave para levar credibilidade.

O processo criativo da Woz

A Woz Brand, empresa do TW Group, constrói projetos de marcas por meio de um processo de trabalho alinhado inteiramente ao DNA da organização. O diretor de criação da Woz Brand, Leandro Bulsing, é especialista em branding e design, construindo marcas fortes há 25 anos.

“Nossa missão é entender profundamente o comportamento de cada business, verificar se ele está alinhado com o DNA da organização, sendo o interlocutor da marca e da identidade visual com o mercado. Dessa forma, conseguimos criar marcas fortes, desejadas e com valor agregado”, explica.

Conheça o trabalho completo e o portfólio da Woz Brand e lembre-se: não tenha uma crise de identidade na sua marca!

Por Diogo Zanella