Central de relacionamento: a importância do primeiro contato com seu cliente
28 de maio de 2019

Vivemos na era da informação. Estamos conectados 24 horas por dia e, da mesma forma, o consumidor está cada vez mais antenado, com cada vez mais acesso à informação e, por consequência da era da rapidez e interatividade, anseando por um atendimento que seja eficaz e quase instantâneo.

O perfil do novo consumidor é exigente e bem informado, portanto ele espera que a equipe que efetuará o primeiro atendimento tire todas suas dúvidas, deixando-o seguro em relação ao produto no qual está interessado e sobre qual empresa ele deve escolher no momento de tomada de decisão. Isso nos leva a um ponto essencial para a nova dinâmica da relação entre marcas e consumidor: a central de relacionamento.

Mais do que nunca, a central de relacionamento precisa ser eficiente ao contatar o cliente em potencial. Ou seja, esse serviço deve não somente atender as necessidades do consumidor moderno, respondendo suas dúvidas e inquietações, mas também deve ser feito de forma ágil, principalmente quando estamos falando sobre o primeiro atendimento, que é o primeiro contato da marca com o seu futuro (ou não) cliente.

Segundo dados que pudemos levantar através de nossos relatórios, uma empresa que possui uma central de relacionamento capacitada, conectada e pronta para atender um lead cadastrado em uma campanha, página ou formulário, no tempo máximo de até 30 minutos, terá 100 vezes mais chances de efetuar o negócio.

Experiência do Consumidor

Vale salientar que a central de relacionamento não deve ter como objetivo principal atender as necessidades da empresa em si, estando relacionada, sim, com a experiência do consumidor e com a sua reação frente à marca e aos seus produtos apresentados. Ou seja, o objetivo da aproximação do cliente é melhorar seu relacionamento com a empresa e sua percepção de marca, além de aumentar a possibilidade de fidelização.

A satisfação do cliente está diretamente ligada ao bom atendimento e à boa impressão que ele teve durante o primeiro contato, criando facilmente um vínculo mais duradouro. No final do dia, tudo se resume à experiência do consumidor.

Atendimento humano

Para garantir uma boa experiência e atingir as expectativas do seu público consumidor, é de suma importância que a equipe que efetuará o primeiro contato tenha total conhecimento sobre o produto e clareza ao se comunicar. Sobretudo, faz-se necessário um atendimento humano, com respeito e simplicidade, que deverá ser feito através de uma linguagem clara e objetiva. Assim, é possível transmitir profundo conhecimento sobre o produto apresentado, passar segurança e confiança ao cliente, além de filtrar seu feedback completo e suas necessidades.

Uma empresa com central de relacionamento aumenta consideravelmente o número de clientes que desejam um segundo contato. Explicamos o porquê: o primeiro contato, além de demonstrar que sua empresa se importa com o lead que demonstrou interesse e curiosidade pelo seu produto, tem a função de servir como um filtro para entender a real necessidade do cliente. Com um contato imediato, dentro de 30 minutos após o cadastro, você atenderá o desejo do cliente e ainda estará constantemente um passo à frente da concorrência.

Dito isso, deixamos aqui um questionamento: o que você está esperando para revolucionar o seu negócio com uma central de relacionamento?

Por Denise Abraão
Leadway — Marketing Qualify Leads