6 de fevereiro de 2020
Inbound: entenda mais sobre essa estratégia de marketing

O marketing é uma das áreas mais importantes para qualquer empresa. Com o avanço da tecnologia e surgimento das novas formas de comunicação, ele também precisou se reinventar. Diferentemente do marketing tradicional, o Inbound Marketing busca atrair os clientes por meio de conteúdo, SEO e estratégias em redes sociais.

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O Inbound

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O conceito de Inbound Marketing surgiu com a publicação do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, dos fundadores do Hubspot,  Brian Halligan e Dharmesh Shah. Traduzido como “marketing de atração”, essa estratégia realiza ações que buscam atrair o potencial cliente para o seu site, blog e redes sociais com o intuito de estabelecer um relacionamento com ele. Por meio do desenvolvimento de conteúdos autorais que dialogam com o seu público, seus valores e princípios, é muito mais fácil torná-lo e fidelizá-lo como seu cliente.

A metodologia do Inbound Marketing segue uma sequência lógica de etapas, que deve passar pelas seguintes fases: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar. Ao completar esse fluxo, você otimiza o seu processo de vendas, obtendo maior lucro e visibilidade no mercado. 

Principais pilares

O Inbound Marketing acontece através de algumas estratégias. A primeira delas é a persona, ou seja, o delineamento do perfil de cliente ideal para o seu negócio. Com informações demográficas, sociais e comportamentais do seu cliente, fica muito mais fácil entender os desejos e necessidades do mesmo e elaborar conteúdos e produtos adequados a esse perfil. Assim, você delimita o seu escopo de forma a atingir precisamente os potenciais interessados no seu produto/empresa. O segundo mecanismo é a produção de conteúdos personalizados e autorais que se relacionam diretamente com o seu público. Esses conteúdos são potencializados pelo SEO (Search Engine Optimization) e publicados nas redes sociais de seu negócio, de forma a expandir o conhecimento e atrair mais pessoas para o seu site. 

Vantagens

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Dentre as principais vantagens do Inbound Marketing estão a segmentação das ações (de forma a impactar mais diretamente o público desejado), o maior engajamento e trocas com os seus clientes e a maior visibilidade e relevância no mercado. Além disso, há diminuição de custos, possibilidade de monitoramento dos resultados e aumento no poder de persuasão da sua empresa. Por esses e outros motivos, o Inbound Marketing é uma estratégia extremamente relevante em mundo cada vez mais conectado e digital. 

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